Rotary Club de Guarulhos Sul

Nossa História

Dentre todas as atividades rotárias, a organização de um novo clube é a que mais exige tempo, dedicação e trabalho, mas, para muitos rotarianos, é também uma das experiências mais enriquecedoras e gratificantes, pois representa verdadeiramente a realização de um sonho.

O mesmo sonho de um mundo melhor que inspirou Paul Harris e deu origem ao Rotary é o que sustenta seu crescimento e manutenção até hoje, por mais de 1,2 milhão de rotarianos em todo o mundo.

No início da década de 70, Guarulhos já contava com dois Rotary Clubs, o Guarulhos e o Guarulhos Vila Galvão. O movimento rotário no município ganhava força e importância com iniciativas e projetos humanitários para a população.

A cidade de Guarulhos estava em constante crescimento, tanto econômico, com a instalação e ampliação de grandes indústrias, quanto populacional, cujo indicador já alcançava a marca de 300 mil habitantes. Por outro lado, as deficiências sociais na região aumentavam em proporções ainda mais expressivas e criavam alguns bolsões de extrema pobreza.

Foi com este cenário que alguns sócios do Rotary Club

de Guarulhos, sob a presidência de Milton Monteiro, vislumbraram a oportunidade de fundação de um novo clube no município.

A ideia foi prontamente aceita e apoiada pelo então governador do Distrito 461, Paulo Viriato C. da Costa, que nomeou, como seu representante para fundação do clube, Vicente Moreira Mendes, sócio-fundador do Rotary Club de Guarulhos.

Graças à imagem positiva que o Rotary havia construído na comunidade e ao bom relacionamento mantido pelos rotarianos com outros industriais e executivos da região, não foi difícil constituir um grupo interessado em participar do projeto e fazer parte do Rotary. É notório

que o “perfil rotariano” e a orientação para o servir dos

convidados facilitou e tornou extremamente prazeroso todo o processo de constituição do Rotary Club de Guarulhos Sul.

As reuniões preliminares aconteceram nas dependências da Pfizer, empresa na qual Miguel Palis, um dos sócios-fundadores do Guarulhos Sul, era diretor. Entre a aprovação pela governadoria e a instalação oficial do clube, transcorreram aproximadamente 5 meses. Tempo suficiente para aproximar os futuros companheiros e criar uma gostosa relação de amizade.

“As pessoas convidadas e que participaram da fundação do Guarulhos Sul eram tão especiais que, quando o clube foi fundado, já mantinham uma forte relação de amizade” relatou Roberto Nardinelli, sócio-fundador, em uma das entrevistas.

Cumpridos todos os procedimentos exigidos pelo Rotary International, o Rotary Club de Guarulhos Sul teve sua instalação provisória em 10 de maio de 1973, em Assembleia Extraordinária. Sua carta constitutiva foi expedida no dia 24 de junho e entregue ao clube no dia 22 de agosto pelas mãos dos governadores do Distrito Paulo Viriato Correa da Costa (1972-73) e Carlos Walmondes de Macedo (1973-74). A ocasião foi marcada por uma solenidade festiva com a presença de autoridades rotárias e não rotárias, representantes da sociedade civil e órgãos de imprensa.

É bastante comum ouvir dos sócios-fundadores do Guarulhos Sul que “o clube já nasceu forte e atuante”. Segundo eles mesmos, graças a hegemonia e ao perfil rotariano do grupo.

Soma-se a estes ingredientes, a orientação e o apoio

recebido do clube padrinho, em especial dos rotarianos Milton Monteiro, Nahin Rachid, Mário Affonso D’Elia, Paschoalino Buonaccorso e Vicente Moreira Mendes.

Desde o primeiro ano de vida a tônica do Guarulhos Sul sempre foi o companheirismo, e a principal motivação de todos os presidentes, os serviços à comunidade. Uma combinação que verdadeiramente faz parte do “DNA” do clube e que contribui para sua manutenção e trajetória de sucesso.

 

Acesse a versão eletrônica do livro “Rotary Club de Guarulhos Sul 40 anos” – www.rcguarulhossul.org.br/Guarulhos_Sul_40Anos

 

 

 

Rua Soldado Anélio da Luz, 35
07090-210 - Guarulhos - SP
Tel.: 55 11 2229-8167
Website: http://rcguarulhossul.org.br
contato@rcguarulhossul.org.br
کاهش پينگ